Instituto Dara é reconhecido como um dos programas de saúde mais influentes do mundo

Apontado como um dos quatro trabalhos mais inovadores no combate à desigualdade na área de saúde, o Instituto Dara foi reconhecido pela revista americana Scientific American como um dos programas de saúde mais influentes do mundo.

Temos a alegria de compartilhar abaixo a tradução livre da matéria publicada na edição de junho e o link para o texto original.

Boa leitura!

Personalidades que estão tornando os cuidados de saúde mais justos

Quatro inovadores encontram novas soluções para o problema da injustiça

Por Julia Hotz, publicado pela Scientific American em 1º de junho de 2022

O mundo nunca teve uma medicina melhor, médicos mais experientes ou dados mais fortes sobre doenças. Mas esses benefícios não são igualmente compartilhados. Para dar um exemplo notável: dois anos de dados coletados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (dos EUA) mostram que negros, hispânicos e nativos americanos são significativamente mais propensos a serem hospitalizados e morrerem de COVID do que brancos naquele país.

A desigualdade em saúde vai desde a falta de acesso a cuidados adequados e a incapacidade de abordar os fatores sociais que influenciam a saúde, até às condições perigosas que as pessoas em alguns bairros enfrentam. Alcançar a equidade requer campanhas em todas essas frentes. Esses quatro campeões da área de saúde – um epidemiologista de coleta de dados, uma parteira ativista, uma médica que trocou o trabalho clínico pelo ativismo comunitário e um empresário de rastreamento de poluição – incorporam esse esforço. 

(…)

TRATANDO A DESIGUALDADE COMO DOENÇA

Vera Cordeiro fundou um dos programas de saúde mais influentes do mundo, mas quando criança nunca quis chegar perto da medicina. Adorava arte e literatura, passava seus dias escrevendo poesia em sua casa na árvore e refletindo sobre como ela, nascida em uma família rica perto do Rio de Janeiro, experimentava a vida de forma diferente de seus vizinhos – muitos deles doentes e pobres.

Por pressão da família, Vera foi para a faculdade de medicina, onde conheceu um professor igualmente interessado nas pessoas. Se alguém morresse de ataque cardíaco, esse professor encorajava seus alunos a considerar as circunstâncias, como o casamento ou o trabalho do paciente, afetavam sua doença. Em 1988, enquanto trabalhava na ala pediátrica do Hospital da Lagoa, no Rio, Vera viu por si mesma como se entrelaçam a vida e a medicina.

“Tratávamos uma criança com pneumonia, mas depois a mandávamos de volta para uma casa onde ela não podia comer bem ou onde seu pai estava desempregado, e então ela voltava com uma infecção diferente”, diz Vera. Outros médicos enfrentavam as mesmas frustrações; assim, ela começou a fazer perguntas não médicas a seus pacientes, como por exemplo, se eles tinham comida, água potável ou emprego, e chamou outros profissionais médicos e amigos para ajudá-los.

Em 1991, ela transformou essa prática informal em uma organização formal ao fundar, no hospital, a Associação Saúde Criança Renascer. Por meio da associação, os médicos passaram a poder rastrear pobreza, desemprego, problemas de moradia e outras causas de doenças. E voluntários vieram suprir essas necessidades com dinheiro, alimentos e outros recursos. As equipes, por sua vez, passaram a auxiliar os pais a desenvolverem Planos de Ação Familiares, estabelecendo metas de longo prazo em torno de questões como acesso a alimentos nutritivos e treinamento para a obtenção de um emprego estável.

“O Saúde Criança é pioneiro na concepção e entrega de programas abrangentes de combate à pobreza”, diz James Habyarimana, da Universidade de Georgetown, professor de políticas públicas especializado em resultados de saúde. Ele elogia a organização por reconhecer de que forma uma dimensão da pobreza, como a renda, afeta as demais dimensões, como a moradia, que, juntas, determinam a saúde de uma criança. 

As crianças que inscritas no programa se tornaram significativamente menos propensas a precisar de cirurgia ou tratamento clínico, de acordo com o estudo de 2013 conduzido por Habyarimana. Se hospitalizadas, suas internações tornavam-se 86% mais curtas do que as de outras crianças. No início do programa, 56% das famílias identificavam seu nível de bem-estar como ruim ou muito ruim, mas, no final, 51% relatavam que era bom ou muito bom.

Esse sucesso explica por que a organização, agora chamada de Instituto Dara, cresceu rapidamente. Já foram atendidas pelo Instituto 75.000 pessoas em todo o Brasil e cerca de 20 programas na África, Ásia e América Latina se inspiraram nesse trabalho, que chegou até a Baltimore. Desde 2017, a Universidade de Maryland adapta os métodos de Dara ao seu contexto local.

Agora com 71 anos, Vera Cordeiro preside o Conselho do Instituto Dara e ainda luta pela pessoa por trás da doença. Ela mostra fotos de antes e depois das casas dos pacientes – banheiros outrora em ruínas e portas outrora rachadas agora reformadas, permitindo que as famílias vivam com mais dignidade em suas casas – e diz que suas histórias a mantêm viva: “As pessoas movem meu coração”.

Para ler a matéria original, clique aqui.

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free