fbpx

Vera Cordeiro compartilha sua jornada na luta contra a pobreza em entrevista ao Brazil Journal

Em uma entrevista concedida ao veículo Brazil Journal, publicada em 24 de setembro, Dra. Vera Cordeiro, fundadora e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Dara, compartilhou sua jornada de mais de três décadas na luta contra a pobreza e na promoção da saúde e do desenvolvimento humano de tantas famílias brasileiras.

Ao relembrar sua longa trajetória no combate às desigualdades, Dra. Vera destaca a importância de abordar a pobreza como uma questão multidimensional: “Se você não cuidar da família como um todo, das causas profundas, você faz apenas uma maquiagem da pobreza.”

Foi a partir desse pensamento que criou, em 1991, o Instituto Dara, organização da sociedade civil que conta com o apoio de fundações de renome mundial, como Ashoka, Avina, Skoll Foundation, Schwab Foundation, Brazil Foundation e Catalyst 2030. Ao longo dos anos, desenvolveu, em parceria com as famílias atendidas, o Plano de Ação Familiar (PAF), que engloba ações nas áreas de saúde, educação, geração de renda, moradia e cidadania.

O PAF já extrapolou os muros da instituição e inspirou outras organizações em diversas partes do mundo. No Brasil, tornou-se política pública em Belo Horizonte (MG) e, este ano, começou a ser implementada em Itu (SP), como parte do Programa Cuidar Itu, desenvolvido pela Prefeitura com o apoio do Instituto Tecendo Infâncias.

Mas, segundo a Dra. Vera, “a pobreza não é apenas ausência de dinheiro. É multidimensional. É a ausência de dignidade, de autoestima, é a ausência de harmonia familiar e psicológica.” E é essa pobreza, em seus múltiplos aspectos, que o Instituto Dara, ao lado de tantos voluntários e patrocinadores, continua combatendo.