Dara promove evento em Miami para debater inclusão social e combate à pobreza

O Instituto Dara promoveu, no dia 6 de novembro, seu primeiro evento internacional: o encontro Overcoming Poverty: Making Change Happen (Superando a pobreza: fazendo a mudança acontecer, em tradução livre), no Idea Center do Miami Dade College, em Miami (EUA). O debate foi transmitido pelo canal do Dara no YouTube. 

Organizado pela área de Desenvolvimento e Captação Internacional, o debate buscou discutir questões ligadas a mudanças sociais, combate à pobreza e promoção da inclusão.

Com mediação da jornalista Sandra Coutinho, correspondente internacional da GloboNews em Nova York, o evento reuniu Adriana Machado, fundadora do Briyah Institute; Hans Hickler, CEO e fundador do Ellipsis Advisors; e Robert H. Hacker, Diretor da StartUP da Universidade Internacional da Flórida. A Dra. Vera Cordeiro, fundadora e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Dara, participou à distância. 

Adriana deu início ao bate-papo ao abordar a participação dos setores corporativo e privado no combate às desigualdades e na promoção de uma sociedade mais justa ao integrar iniciativas de impacto na cultura das organizações: “Acredito que evoluímos muito em termos de conscientização por parte desses setores, mas quanto mais pudermos integrar as ações, mais impacto iremos gerar. Existem iniciativas que podem gerar mais impacto do que outras, e você pode escolher onde e como promover esse impacto”

 

Alavancas de mudança no mundo

Ao citar uma frase do matemático grego Arquimedes – Dê-me uma alavanca que moverei o mundo” -, Robert Hacker abordou a necessidade de grandes ideias para a geração de impacto no setor social: “Essa metáfora tem tantas aplicações, especialmente se você deseja ter um impacto social significativo. Qual é a sua alavanca para criar esse impacto? Acredito que o impacto social sofre por conta de pessoas que pensam pequeno”.

Na história do Instituto Dara, a alavanca que motivou a Dra. Vera Cordeiro a fundar a organização, em 1991, e tornar-se agente de mudanças foi perceber que crianças atendidas no Hospital Federal da Lagoa sofriam com incontáveis ciclos de reinternação e que o ato médico era atravessado por questões sociais mais amplas.

“A solução está no problema. Portanto, é necessário aprofundar-se nos problemas que precisamos resolver e, de pouco em pouco, tentar entender qual é a melhor maneira de superá-los. Mas isso não é uma tarefa fácil. É preciso pôr este conceito em prática todos os dias – que realmente podemos transformar as vidas dessas pessoas”, afirmou a médica.

Hans Hickler, consultor e membro da rede de apoio da Ashoka há mais de 14 anos, destacou o papel da inclusão social: “Enquanto houver um mundo dos pobres e um mundo dos não-pobres, os dois nunca se encontrarão. E a transformação social realmente não pode ocorrer sem inclusão”.

“A atuação das organizações sociais é uma ponte possível entre o presente de desigualdades e um futuro de inclusão”, afirma José Land Neto, Diretor Executivo do Instituto Dara. “O apoio de toda a sociedade é indispensável para fazer essa mudança acontecer, seja com trabalho voluntário, seja com doações”. 

Veja como você pode doar e apoiar o trabalho do Instituto Dara no Brasil e no no exterior.

O evento Overcoming poverty: making change happen está disponível, na íntegra (em inglês), no canal do Instituto Dara no YouTube. Acesse e assista!

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course