Médica Vera Cordeiro lança livro em que conta sua trajetória de 30 anos à frente do Instituto Dara

Há 30 anos, quando promoveu a rifa de um lençol para custear tratamentos de pacientes do Hospital da Lagoa, a médica Vera Cordeiro dava a largada em uma jornada que se transformaria em uma das ONGs mais respeitadas do mundo. A médica enxergou muito além da medicina. Viu que a história familiar de um paciente, bem como suas condições de moradia, renda, educação, saúde e cidadania eram problemas a serem enfrentados para curar uma doença. Para Vera, o ato médico não se completaria sem contemplar as dificuldades que o paciente ou sua família enfrentavam. 

Saiba mais sobre o livro clicando aqui!

Esse olhar de futuro e de políticas públicas capazes de curar é o que o leitor verá nas pouco mais de 200 páginas do livro “A Cobertura do Mundo – Instituto Dara: Transformando Corações e Mentes”, lançado pela editora Batel. A obra passeia pela história de três décadas do Instituto Dara (antigo Saúde Criança Renascer), organização social criada em 1991 pela médica Vera Cordeiro e por um grupo de profissionais do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, que completa 30 anos em outubro. A autora testemunhou o impacto das iniciativas do Instituto em transformações psicológicas, comportamentais, identitárias, econômicas e sociais na vida de milhares de famílias atendidas. O livro conta ainda os bastidores das batalhas travadas pela médica, desde os primeiros anos de atendimentos e doações nas cavalariças do Parque Lage, até hoje.

 

Fruto de um trabalho incansável, a obra foi escrita e revisada pela Dra. Vera, com a colaboração da jornalista Roberta Pennafort. Foram quatro anos de conversas, pesquisas, depoimentos e histórias contadas pela médica para a jornalista, que conseguiu reunir em tão poucas páginas a verve apurada da autora e a paixão com que defende as premissas do Dara. Toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para ações do Instituto Dara.

 

“Acreditamos em uma metodologia multidisciplinar de combate à pobreza e trabalhamos para a criação de um mundo no qual os direitos humanos e a inclusão social sejam uma realidade. Nossos valores estão focados na responsabilidade social, integridade, solidariedade, transparência e justiça social”, explica Vera.

 

A narrativa do livro entremeia a vida pessoal da médica, o envolvimento de sua família e as renúncias da vida pessoal com a busca permanente de recursos, a parceria com amigos e empresas, as viagens e tudo que foi necessário para viabilizar as ações do Instituto. Também aborda como cada iniciativa influiu diretamente nas vidas dos pacientes e da médica ao longo dos anos. São histórias marcantes que refletem a realidade de muitos brasileiros, que tiveram suas vidas transformadas. 

 

“Não se trata de fazer caridade, aplacar as necessidades pontuais de quem tem pouco, ou quase nada. O que todos nós buscamos, cada um à sua maneira, é encontrar soluções novas para velhos problemas sociais: pobreza, doença, fome, falta de acesso à educação, à habitação digna. Buscamos uma mudança sistêmica”, reflete a autora.

 

Impossível não se emocionar com a narrativa envolvente, que mistura histórias pessoais da médica, pacientes e famílias atendidas, que tiveram suas vidas transformadas depois de passarem por equipes multidisciplinares, que incluíam médicos, psicólogos, nutricionistas e até advogados e arquitetos. Em um dos relatos, uma mãe, após a consulta, perguntou para a médica como iria alimentar o filho, já que estava desempregada. Em outra, perguntou se a médica tinha um emprego para oferecer. E, na mais comovente, se Vera tinha um pano para ela cobrir o filho, para que ele não adoecesse ainda mais. Como curar a pneumonia de uma criança que vivia em uma casa cheia de infiltrações e umidade?

“Acredito que uma vez que a pobreza é multidimensional, nossa metodologia multidisciplinar vai ao cerne da inclusão social. Um dia, esse trabalho, junto com outras instituições, vai se verter num movimento da sociedade civil para mudar o país. Eu não tenho dúvida disso”, avalia a médica.

 

Reconhecido nacional e internacionalmente por suas atividades, o Instituto Dara figura entre as mais eficientes do mundo, sendo a primeira na América Latina há 9 anos, e é mantido por doações de empresas e pessoas. Por meio de seu Plano de Ação Familiar, o Instituto desenvolve 150 indicadores de saúde, educação, cidadania, moradia e renda. São iniciativas reais e possíveis, que indicam soluções para a cura, não só dos pacientes, mas de uma nação de desalentados. 

 

Segundo Vera, o objetivo maior do livro é mostrar, como diz o provérbio africano: ”quer ir rápido vá sozinho, quer ir longe vá acompanhado.“ Em outras palavras, trabalhando de forma coletiva podemos mudar as profundas desigualdades sociais no Brasil.

 

“Acredito que é possível e extremamente necessária uma mudança na nossa cultura para que realmente possamos viver numa sociedade mais justa e com menos desigualdade social. As transformações políticas e sociais não ocorrem somente através do voto, mas principalmente com efetivo engajamento de todos no dia a dia com pequenas ações que ao longo do tempo trazem um impacto na vida não só dos chamados menos favorecidos, mas nas diversas classes sociais. Num país com o tecido social esgarçado, a felicidade é impossível de ser alcançada individualmente. Essa estagnação e falta de esperança só terão fim quando houver um levante da sociedade civil em torno de causas que afetam a vida de cada um de nós. O momento chegou, o Brasil é um celeiro de trabalhos incríveis. As mudanças sistêmicas na sociedade são possíveis! Chegou o momento dessa transformação ganhar força assim viabilizando o tão sonhado bem estar e felicidade coletiva”, reflete Vera Cordeiro, que atualmente preside o conselho de administração do Instituto Dara, gerenciado por uma diretoria executiva e um time de profissionais e de voluntários.

O livro “A Cobertura do Mundo – Instituto Dara: Transformando Corações e Mentes”, da editora Batel,  terá pré-venda da versão digital a partir do dia 30 de outubro no site (www.dara.org.br). O lançamento oficial será realizado no dia 04 de novembro, quinta-feira, às 19h em transmissão online direto do canal do youtube da Livraria da Travessa. Será um bate-papo mediado pela jornalista Cora Rónai, e contará com depoimentos da atriz Fernanda Torres, do escritor Celso Grecco e do empreendedor social Wellington Nogueira. Todo o evento será aberto ao público com acesso gratuito. 

 

 

 

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
udemy course download free