Projeto Ativação, mantendo o corpo e mente saudáveis

Durante o período de isolamento na pandemia do covid 19, cerca de 52% dos brasileiros engordaram no ano de 2021 de acordo com a pesquisa do Instituto Ipsos. Sendo a obesidade um fator de suma importância para a saúde e bem estar no dia a dia, o Instituto Dara criou o Projeto Ativação para incentivar famílias atendidas e funcionários a adotarem hábitos saudáveis e implementarem exercícios físicos em suas rotinas. 

A equipe é composta pelo educador físico, Pedro Mesquita, que é o responsável pela preparação das aulas e exercícios que acontecem mensalmente; pela médica, Sylvia Lordello e doutora Marisa Santos, que acompanham a evolução dos participantes; e pela nutricionista, Gabriela Parente, que prescreve uma dieta baseada na realidade de cada um e faz o acompanhamento nutricional. Além da saúde física, o Ativação também preza pela saúde mental dos participantes com rodas de conversa ministradas pela psicóloga Fabiana Pádua, onde todos podem expressar e compartilhar com o grupo suas  frustrações, felicidades e conquistas.

Os encontros começam com a triagem de acompanhamento médico e nutricional, os participantes se pesam, aferem a pressão arterial, tiram medidas e conversam individualmente com a nutricionista sobre questões relativas à alimentação. Após uma confraternização com lanches saudáveis, o professor explica qual será o módulo da aula e como serão os exercícios. No encontro de outubro foi realizada aula de funcional com circuito de desafios. 

No fim da aula, durante a roda de conversa, a psicóloga Fabiana enfatizou a importância de entenderem que nem sempre as metas serão cumpridas, que é preciso persistir. ‘’O importante é não deixar a frustração tomar conta, se não conseguiu fazer um dia, faz no outro’’. Já o professor Pedro falou como é importante manter a mente sã. ‘’Nossa cabeça é o que mais nos atrapalha”, disse. 

Elizabeth de Freitas Oliveira, beneficiária do Dara ficou em segundo lugar no ranking dos que mais perderam peso e falou sobre os seus problemas com depressão, compulsão alimentar e como o projeto a ajudou a tomar iniciativa e começar a mudança. ‘’Danço com as minhas filhas, agora se tornou algo maior do que só perder peso, fez bem para minha autoestima’’, comentou. 

Josefa da Silva, funcionária do Instituto e também participante do projeto, foi a pessoa que mais perdeu peso e contou como se sente menos cansada dando o crédito a sua perda de peso para a mudança na alimentação. ‘’Consigo brincar com meu neto, subir o morro sem me cansar tanto”, finalizou.

O encontro de outubro foi o penúltimo do Projeto Ativação neste ano e conta  com a parceria dos patrocinadores U.S. Department of State e University of Tennessee Center for Sport, Peace, and Society. O Dara está em busca de novos patrocinadores para manter o programa em 2023 e continuar fazendo a diferença na qualidade de vida dos mais vulneráveis. 

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free