Segundo o estudo publicado no Jornal O Globo, professores da área de saúde psiquiátrica, Stephanie Calie e George Vaillant, da Universidade de Harvard, realizaram um estudo durante décadas, que listou sete caminhos para encontrar a felicidade, e um deles é exercer atividades como voluntário.
A pesquisa diz que colaborar para o crescimento de outras pessoas produz mais serotonina do que atividades focadas somente em si mesmos.
Ser voluntário é um exercício de empatia e zelo pelo próximo, mas também é uma forma de exercer sua cidadania na busca por um país mais justo socialmente. É uma ação que pode ampliar a visão sobre as desigualdades sociais que existem e muitas vezes estão fora do alcance da bolha social em que nos encontramos.
Segundo o estudo esta bolha quando se rompe, ou seja, quando saímos das nossas bolhas sociais e nos aproximamos de outras, nos possibilita novas experiências e desenvolvimento crítico sobre outras vivências. Além de expandir a capacidade criativa de encontrar soluções em conjunto para resolver problemas.
Percebendo a importância dessa ferramenta social para o desenvolvimento humano, em seus trinta e um anos de história, o Instituto Dara teve a participação ativa de voluntários em todas as áreas do plano de ação familiar e em todos os setores internos. Foram mais de 1.600 pessoas que passaram pelo Instituto como voluntários e contribuíram com nossa trajetória de transformar a história de tantas famílias que se encontravam em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, o Instituto Dara conta com a colaboração de noventa e seis voluntários, que realizam um trabalho multidisciplinar, que busca oferecer os meios necessários para que essas pessoas possam exercer seus direitos e deveres como cidadãos e se tornarem protagonistas de seu próprio desenvolvimento.
Ficou interessado e quer ser um voluntário do Instituto Dara? É só clicar aqui para saber mais. O processo é composto por três etapas e é cem por cento online. Os interessados preenchem um cadastro e escolhem qual setor desejam se candidatar. Após o contato inicial, continuamos a comunicação via e-mail.
O voluntariado é um ato de amor e resistência social. Venha nos ajudar a construir um país mais inclusivo.