O Espaço do Conhecimento – Sala Dr. Luis Carlos Vieira Teixeira ficou pequeno para acolher todos os interessados em participar, no dia 30 de maio, do evento Pobreza: suas dimensões e como erradicar. O encontro contou com a participação de grandes empreendedores sociais brasileiros: Alice Freitas (Rede Asta), Daniel Souza (Ação da Cidadania), David Hertz (Gastromotiva), Jailson Souza (UNIPeriferias), Suzana Pádua (Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas), Vandré Brilhante (Cieds) e Vera Cordeiro (Instituto Dara).
O evento marcou o lançamento do Hub para Erradicação da Pobreza – HubEP, plataforma que visa compor uma rede de colaboração e encontrar soluções que possibilitem uma mudança sistêmica no enfrentamento e combate à pobreza, mobilizando a sociedade civil e influenciando políticas públicas. Iniciativa multissetorial e 100% colaborativa, o HubEP conta com a participação das organizações participantes do evento e ainda da OS Sistema B, e foi construído com apoio do Instituto Tecendo Infâncias.
Ideias e falas potentes
Com cerca de 60 convidados presentes e mais de 400 participantes via internet, o evento contou com dois painéis. O primeiro, Conhecer para enfrentar: os aspectos multidimensionais da pobreza, mediado por Cindy Lessa, vice-presidente do Conselho de Administração do Dara, buscou compreender o combate à pobreza não como o tratamento de questões como fome e doença de forma independente, mas como um elemento único.
“Nós entendemos que, como a pobreza é multidimensional, se você não trabalha de uma forma multidisciplinar, você não vai no cerne da inclusão social”, disse Vera Cordeiro, participante do primeiro painel.
Já o segundo painel, Pobreza e direitos humanos: um olhar ampliado, conduzido por Flávia Peixoto de Azevedo, líder da área de Conhecimento, promoveu um debate sobre a falta de acesso aos direitos e dignidade do cidadão como ponto principal do empobrecimento da população.
Para Jailson Souza, participante do painel, “Não existe pobreza, o que existe é empobrecimento. Ninguém simplesmente nasce pobre. A pobreza é construída socialmente, assim como a riqueza. Não existe pobre em si, mas uma dinâmica social histórica que gera pobreza”.
O evento pode ser assistido, na íntegra, no canal do Instituto Dara no YouTube. Clique aqui para acessar.
Sobre o HubEP
A plataforma digital vai disponibilizar, gratuitamente, conteúdos, publicações, metodologias, histórias e experiências de diversas instituições sociais. Além disso, presencialmente, a colaboração irá oferecer palestras e cursos de capacitação a fim de disseminar conhecimento. Acesse a plataforma e saiba mais: hubep.org.br.