No dia 3 de julho, foi realizado o seminário Rede em Diálogo: Ampliando o Impacto do Projeto TJ/Dara, que marcou o encerramento da parceria entre o Instituto Dara e o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa atendeu 50 famílias em situação de vulnerabilidade social envolvidas em processos na 1ª e 2ª Varas da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital.
O evento ocorreu no Espaço do Conhecimento, na sede do Instituto Dara, e contou com a presença da Dra. Lysia Maria da Rocha Mesquita, juíza titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, e de representantes de organizações parceiras do projeto, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Conselho Tutelar, Lares Cariocas, Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, além de funcionários e voluntários da Instituição.
Na abertura do encontro, a fundadora e Presidente do Conselho de Administração do Dara, Dra. Vera Cordeiro, celebrou a parceria: “Após um ano de trabalho com o TJRJ, comemoramos hoje o fim de um primeiro ciclo e acreditamos que será o início de uma longa jornada com vocês. Aprendi que, para que um trabalho seja eficaz e com resultados realmente muito positivos, são necessários momentos como esse, dias de celebração.”
Após a abertura, as atividades começaram com a apresentação da palestra A experiência do PAF em parceria com o TJ/RJ, com a participação da Dra. Lysia e a líder da Expansão do Instituto Dara, Sabrina Porcher, que comentou sobre essa união: “Essa parceria com o Tribunal tem um aspecto muito inovador e importante, que é a atuação em rede. Durante um ano de atendimento, foram feitas centenas de intervenções, realizadas por uma série de equipamentos, serviços, e políticas. Essa teia de serviços e ações atuou como agente de fortalecimento e de integração social das famílias acompanhadas.”
Informações compartilhadas
Na continuidade, Priscila Castro, analista da equipe de Expansão, mediou uma roda de conversa que contou com a participação de Letícia Costa e Tatiana Moreira, psicólogas da 1ª e 2º Varas da Infância, Juventude e Idoso; Jaqueline Medeiros, do Cras Dr. Sobral Pinto; Mara Fernandes, do Creas Hélio Fernandes; Amanda Vítola, do Caps AD Miriam Makeba; Denise Casagrande, da Unidade de Acolhimento Institucional Irmã Dulce; e Isabella Meirelles, do Programa Família Acolhedora. A discussão discorreu sobre o fortalecimento do trabalho em rede como mecanismo para efetivação de direitos. Ao fim do encontro, os integrantes presentes foram convidados a prestigiar uma exposição fotográfica das famílias acolhidas, com retratos realizados pelo fotógrafo voluntário do Dara, Euri Bezerra, além de coffee break de encerramento.
A parceria com o TJRJ promoveu a o atendimento às famílias com base na metodologia social própria do Instituto Dara: o Plano de Ação Familiar (PAF), que prevê a cocriação de ações e metas em cinco áreas de atuação (Saúde, Geração de renda, Educação, Moradia e Cidadania). Nessa jornada de 19 meses do projeto, foram realizados 2.144 atendimentos pelas equipes, 36 visitas domiciliares, 71 mil itens doados às famílias contempladas e 174 mil contribuições distribuídas.