fbpx

Exposição “Daras Cultura Negra” destaca a força da identidade cultural de mulheres negras e pardas

A partir de 5 de dezembro, estará aberta ao público a exposição fotográfica Daras Cultura Negra, que marca o encerramento do projeto dedicado ao fortalecimento da identidade cultural de mulheres negras e pardas. Com imagens do fotógrafo Euri Bezerra, a mostra traz retratos emocionantes que celebram a trajetória das participantes desta iniciativa, ao lado de figuras históricas e contemporâneas que personificam a força e a resistência dessa cultura.

A exibição ficará aberta à visitação até 6 de janeiro de 2025, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Padre Velloso (Praça Corumbá, 32, Botafogo, Rio de Janeiro). A entrada é gratuita.

Sobre o projeto

Ao longo de 12 meses, o projeto buscou fomentar, por meio de atividades culturais e formativas, reflexões sobre as construções sociais, políticas, históricas e culturais que envolvem a comunidade negra no Brasil, a fim de contribuir para um futuro no qual essa população tenha mais dignidade e autonomia na condução dos seus destinos.

Ao todo, 45 mulheres pretas e pardas, integrantes das famílias atendidas pelo Instituto Dara, participaram dos dez encontros promovidos em 2024, nos quais se debateu a história da construção da cultura negra brasileira e os personagens marcantes nesse processo. Dentre as participantes, 15 foram fotografadas e fazem parte da exposição.

Daras Cultura Negra é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e TechnipFMC, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Euri Bezerra, fotógrafo

Após 25 anos como advogado, Euri Bezerra começou a estudar a fotografia como ferramenta de impacto e transformação social, promovendo o engajamento da sociedade nas mudanças necessárias.

Entre seus trabalhos, estão as exposição temáticas em espaços como Museu do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Martha Pagy Escritório de Arte, Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM (Belo Horizonte), Paris Contemporary Art Fair e Pigment Gallery (Paris), Ecad Gallery e Saatchi Gallery (Londres).

SERVIÇO:

Exposição Daras Cultura Negra
De 5/12/2024 a 6/1/2025, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h

Cras Padre VellosoPraça Corumbá, 32, Botafogo, Rio de Janeiro

Entrada gratuita