Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Instituto Dara recebeu, em sua sede em Botafogo, no Rio de Janeiro, cerca de 30 consignatários do Pacto Nacional pela Primeira Infância.
Instituído em 2019 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Pacto visa promover o desenvolvimento integral e o bem-estar de crianças de até seis anos, reforçando o compromisso com a construção de um futuro mais justo e igualitário para os pequenos do nosso país.
Na visita, gestores de âmbitos municipal e estadual, e representantes de organizações públicas e privadas se reuniram com o propósito de conhecer mais a fundo a metodologia social inovadora do Dara: o Plano de Ação Familiar (PAF), que consiste no estabelecimento de metas conjuntas e de ações integradas nas áreas de Saúde, Educação, Geração de Renda, Moradia e Cidadania, visando ao combate à pobreza e à promoção da saúde e do desenvolvimento humano entre as famílias atendidas pela instituição.
Parceria que transforma vidas
Uma das iniciativas do Instituto Dara relacionada à primeira infância que mais impressionou os visitantes foi a parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que corresponde a uma modalidade de implementação da Política Judiciária da Primeira Infância, implementada pela Resolução CNJ n. 470/2022. Por meio desse projeto, famílias de crianças que sofreram violações de direitos foram encaminhadas para atendimento por meio do Plano de Ação Familiar e tiveram oportunidade de vivenciar oportunidades de escuta, apoio, melhoria de suas condições de saúde, educação, moradia e renda.
Leia também: Evento celebra abertura da exposição fotográfica do Projeto Dara/TJRJ