fbpx

Documentário “A Roda Gira” mostra como mulheres redefinem o seu destino

Em meio aos desafios impostos pela vida, há mulheres que, com coragem e determinação, não apenas transformam seu próprio destino, mas também impactam profundamente o mundo ao seu redor. Foi com essa visão que o Instituto Dara, a Skoll Foundation e o Video Consortium se uniram para lançar o documentário A Roda Gira, durante o seminário online Reconstruindo Laços: O Protagonismo Feminino em Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social, realizado no dia 13 de maio de 2025.

Dirigido pela cineasta Isabel Joffily, o documentário de 14 minutos tem como protagonistas Ana Paula e Vanessa, duas mães atendidas pelo Instituto Dara, que revelam como suas ações, mesmo em meio a contextos de vulnerabilidade social, têm um efeito transformador sobre suas famílias e comunidades. Suas histórias são exemplos vivos de força, resiliência e protagonismo feminino. Como afirmou Isabel Assis, Gestora de Projetos Sociais do Instituto Dara, ao citar a professora, filósofa e ativista socialista estadunidense Angela Davis: “Quando uma mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta junto.” A frase ressoa com força nas trajetórias das mulheres retratadas, refletindo o impacto profundo de suas lutas e conquistas na sociedade.

A programação do seminário contou com momentos marcantes e a participação de outras convidadas com ampla experiência nas áreas de assistência social, saúde e direitos humanos: a Profa. Dra. Cibele Henriques, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Cristina Pereira, líder da área de Atendimento do Instituto Dara; e Amanda Lemos, pesquisadora da área do Conhecimento da mesma instituição. A Dra. Vera Cordeiro, fundadora e presidente do Conselho de Administração do Dara, fez a abertura do encontro, ao lado de Gabriel Diamond, representante da Skoll Foundation.

Tanto o debate como o vídeo emocionaram o público presente. A participante Shirley Pinto comentou, pelo chat: “Impactante, inspirador! Parabéns ao Dara por ser porta-voz e realizador de tantos sonhos.”

Assista ao documentário A Roda Gira e compartilhe essa transformação.