Instituto Dara recebe visita de estudantes de universidades internacionais

Nos últimos meses, o Instituto Dara teve o privilégio de receber estudantes de renomadas universidades internacionais para experiências de intercâmbio de conhecimento e aprofundamento prático.

Em abril, recebemos um grupo de 30 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade J. F. V. Grotius, de Leiden, na Holanda. Na visita, conduzida pela Líder da área de Conhecimento Flávia Peixoto de Azevedo, foi discutido o contexto socioeconômico brasileiro, nossa tecnologia social – o Plano de Ação Familiar (PAF) e o projeto que desenvolvemos em parceria com a 1ª e 2ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

”Acreditamos que contribuir para a formação de futuros profissionais do Direito, apresentando a complexidade da pobreza e estratégias intersetoriais para seu enfrentamento, é fundamental. Essa abordagem está alinhada com a atuação da área de Conhecimento do Instituto, que busca integrar a compreensão acadêmico-científica à prática em temas como direitos, justiça social, promoção da saúde e desenvolvimento humano”, destacou Flávia Peixoto de Azevedo.

Já em junho, o instituto passou a contar com a presença da estudante Kavya Raju, da prestigiada Escola de Saúde Pública de Yale, nos Estados Unidos. Ela está realizando uma imersão prática para aprofundar seus estudos sobre insegurança alimentar no contexto brasileiro, sob supervisão da equipe de Conhecimento e com o apoio da nutricionista Gabriela Parente, da área de Atendimento do Dara.

”Com este estágio no Dara, espero obter um entendimento mais aprofundado, prático e detalhado do trabalho em saúde global no contexto brasileiro. O Dara prioriza a ação intersetorial e estou muito animada para aprender mais sobre a colaboração com as parcerias locais, nacionais e internacionais que eles construíram’’, afirmou Kavya, estudante de Yale.

Parceria com o LabAcadêmico

As visitas fazem parte das ações do LabAcadêmico, uma iniciativa que promove parcerias entre o Dara e universidades, tanto no Brasil quanto no exterior. O objetivo é integrar o conhecimento prático acumulado ao longo dos anos com abordagens acadêmico-científicas, contribuindo para a formação de futuros profissionais comprometidos com a transformação social.