fbpx

Instituto DARA

Doe

Onde o PAF acontece

O Instituto Dara criou – e aperfeiçoou ao longo dos últimos 30 anos – uma inovadora metodologia social de combate à pobreza. O Plano de Ação Familiar – PAF – é uma ferramenta multidimensional e customizável, baseada em cinco pilares: saúde, educação, moradia, renda e cidadania.

A lógica por trás disso está no fato de que uma família em situação de vulnerabilidade só vai alcançar seu autossustento e sua autonomia se: as crianças estiverem na escola; se a moradia for digna; se houver alguém em casa produzindo renda; se todos estiverem saudáveis, – com doenças crônicas controladas; e se compreendem os seus direitos e deveres. Assim, cada família atendida recebe um tratamento personalizado diante das suas necessidades específicas e únicas.

O PAF é reconhecido nacional e internacionalmente e em 2003 recebeu a certificação de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. O resultado positivo junto às famílias se sustenta no decorrer dos anos. Uma pesquisa da Universidade de Georgetown provou que, de três a cinco anos após a alta de nosso programa, a renda familiar praticamente dobra e as reinternações hospitalares caem 86%.

O Instituto Dara vem mostrando ser possível tornar realidade a inclusão social e combater a pobreza estrutural de forma integrada e eficaz.

“O Instituto Dara criou uma poderosa metodologia social para inclusão dos mais pobres.”

Muhammad Yunus

Prêmio Nobel da Paz 2006

“A metodologia social Plano de Ação Familiar, pioneira no mundo no combate à pobreza, foi desenvolvida por Vera Cordeiro, empreendedora social brasileira e médica, e a equipe do Instituto Dara.”

Laura Bergh

The Greenlight Movement

Consultoria

Serviço de consultoria para empresas, fundações e ONGs interessadas em promover a saúde e desenvolvimento humano de seus colaboradores e beneficiários.

Por meio da avançada metodologia social do PAF e da experiência consolidada no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social, o Dara auxilia outras organizações a criar e customizar estratégias de Responsabilidade Social Corporativa e melhorar o impacto de suas ações.

Hub para Erradicação da Pobreza

O Hub para Erradicação da Pobreza é uma plataforma inovadora de disseminação e produção de conhecimento intersetorial no combate à pobreza, capaz de conectar diferentes atores do ecossistema de impacto social para construção coletiva de diferentes saberes. O objetivo dessa plataforma é contribuir com soluções inovadoras para os problemas de desigualdade social. Sua criação foi realizada de forma conjunta e colaborativa por oito grandes organizações sociais brasileiras: Ação da Cidadania, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Gastromotiva, Instituto Dara, UNIperiferias, Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Rede Asta e Sistema B. Acesse hubep.org.br.

Lab Acadêmico

Nossa atuação com a Academia conta com a criação e implementação de um núcleo permanente de ensino, intercâmbio e pesquisa com a temática do combate à pobreza entre o Instituto Dara e a academia – um centro de reflexão intelectual com acadêmicos de diversas instituições.

Influência em Políticas Públicas

Através da parceria com o Ministério da Cidadania, o Instituto Dara atua como consultor para aperfeiçoar as metodologias de acompanhamento familiar ofertadas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Essa é a principal porta de acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social à Política de Assistência Social.

A experiência acumulada pelo Instituto Dara no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como a tecnologia social desenvolvida usada por nós, credencia o Instituto para atuar como parceiro da Secretaria Nacional de Assistência Social (Snas), aperfeiçoando as metodologias de acompanhamento familiar dos mais de 8 mil Cras de todo país.

“As Girl Movers criaram um movimento de promoção da visão holística da saúde, em resposta aos determinantes socioeconômicos da saúde e bem-estar, e inspirado no modelo Plano de Ação Familiar do Instituto Dara. Foi sem dúvida um sucesso! Reconhecemos cada vez mais a importância de unirmos recursos — metodologias inovadoras com talento e conhecimento local para garantir a adaptação das ideias às realidades de cada comunidade e assim impactá-las muito mais profundamente!”

Girl Move

“A Universidade de Maryland Baltimore, EUA, tem a honra de trabalhar com o Instituto Dara em um projeto conjunto, ‘Family Social Inclusion: Global Learning from Brazil to Baltimore’. Adaptar culturalmente o programa bem estabelecido do Brasil, em Baltimore, tem sido emocionante e recompensador. O Instituto Dara superou todas as nossas expectativas, consistentemente se reunindo conosco e nos impulsionando para a excelência na entrega do programa. Sabemos que nosso programa também construirá inclusão social para as famílias e crianças mais vulneráveis ​​porque tivemos essa oportunidade de nos conectar com o Instituto Dara.”

Baltimore

“O Instituto C nasceu executando um projeto com a metodologia do Dara, desde então executamos esse projeto. Já faz 10 anos e temos muito orgulho de ter começado a organização com o projeto PAF porque ele é muito completo, com um olhar multidisciplinar e que agrega muito a todas as famílias que são atendidas.”

Instituto C

“O Instituto Dara não é só uma boa ideia. É um enfoque extraordinário na transformação da área de Saúde.”

Sally Osberg

Diretora Executiva Skoll Foundation

Histórico da Expansão

Ao longo de mais de 30 anos de atuação, o Instituto Dara sempre trabalhou para expandir e inspirar outras organizações. Por meio do PAF — a metodologia social inovadora de combate à pobreza —, devolvemos a dignidade a mais de 85 mil pessoas em vulnerabilidade social no Brasil e, indiretamente, mais de 1 milhão em quatro continentes.

Foram criadas mais de 23 organizações no país inspiradas no trabalho do Dara e, em 2009, o Plano de Ação Familiar se tornou política pública em Belo Horizonte.

Em 2021, avançamos com a expansão de novas parcerias para o uso do PAF. Assim, ampliamos o conhecimento da nossa metodologia para outros territórios, para, em rede, promovermos uma mudança estrutural e efetiva no combate multidimensional à pobreza.

A estratégia de expansão do PAF se dá por intermédio da inovação, digitalização, disseminação do conhecimento, formando, assim, um amplo movimento de combate à pobreza.

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência no nosso site e torná-la ainda melhor. Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais e para gerir suas preferências. Ao utilizar o nosso site, você concorda com nossa utilização de cookies.