Instituto DARA

Doe

Sobre nós

O Instituto Dara (antigo Saúde Criança Renascer) é uma organização da sociedade civil que atua para promover a saúde e o desenvolvimento humano por meio da implementação e da disseminação de uma abordagem integrada de combate à pobreza.

Pioneiro no mundo no trabalho intersetorial com determinantes sociais da saúde, foi fundado pela médica Vera Cordeiro, em 1991, com um grupo de profissionais do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, Brasil.

Como a pobreza é multidimensional, o Dara acredita que a transformação social de famílias vulneráveis só é possível quando diversas áreas do desenvolvimento humano são abordadas simultaneamente e de maneira integrada. Por isso, desenvolveu a tecnologia social Plano de Ação Familiar, desenhado de acordo com as necessidades de cada família.

Para implementar sua missão, o instituto trabalha com o atendimento direto de famílias vulneráveis, a disseminação de conhecimento sobre desenvolvimento humano, a influência em políticas públicas e a mobilização da sociedade civil.

Por nove anos consecutivos, o Dara é considerado a melhor ONG da América Latina e 21ª do mundo pela publicação suíça NGO Advisor. Ao longo de sua história, recebeu prêmios e reconhecimentos pelo trabalho realizado e impactou diretamente a vida de mais de 75 mil pessoas em vulnerabilidade social no Brasil e indiretamente mais de um milhão de pessoas em 4 continentes.

Ao longo do percurso, o impacto do Dara só é possível devido ao trabalho de mais de 1.600 voluntárias e voluntários, mais de cem funcionárias e funcionários e de uma rede de parcerias.

O Instituto Dara tem sede em Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), representações em Brasília (DF), em São Paulo (SP) e em Nova York (EUA).

  • Missão
    • Promover a saúde e o desenvolvimento humano por meio da implementação e da disseminação de uma abordagem multidisciplinar integrada de combate à pobreza.
  • Visão
    • Um mundo saudável e sustentável no qual todas e todos tenham as mesmas oportunidades e direitos e sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento
  • Valores
    • Justiça social, autonomia, integridade, empatia e transparência

Manifesto

Dara é um nome construído ao longo de uma história de três décadas e de milhares de famílias que se transformam integralmente. Sua origem significa estrela no Khmer, sânscrito asiático que se fortaleceu durante séculos de memórias e desafios. Nossa releitura presente a transporta para a luz de uma estrela-guia, que ilumina o futuro do conhecimento semeado e resguarda o pioneirismo em atuar de forma multidimensional.

A estrela-guia de Dara cocria soluções e compartilha caminhos. Uma guia de mão dupla: de um lado, o profundo trabalho de voluntárias/os, funcionárias/os e colaboradoras/es; do outro, a força de famílias inteiras que fomentam o movimento.

Dara é aconchego, vínculo e afeto. São mães, pais, filhas e filhos. É o Plano de Ação Familiar, a poderosa ferramenta de inclusão social dos mais pobres. É a construção conjunta da autonomia que resgata a dignidade cidadã.

As cinco cores do seu símbolo traduzem o conceito integral dos programas de saúde, moradia, empreendedorismo, cidadania e educação. Ele também reflete a expansão das ideias, o anseio por inovação e a abertura para novas conexões.

A coragem para a mudança surge da certeza de que ainda existem constelações inteiras que podem iluminar novos caminhos de transformação social.

Disseminar conhecimentos, multiplicar experiências e transmitir boas práticas fazem parte do nosso novo momento. O Saúde Criança agora é Instituto Dara.

Dara é luz e conhecimento.

Dara é Maria, João, Ana.

Dara é Vera, Yunus, Drayton.

Dara é ação, transformação e impacto.

Dara é saúde e desenvolvimento humano.

#EUSOUDARA #AGORAÉDARA

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência no nosso site e torná-la ainda melhor. Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais e para gerir suas preferências. Ao utilizar o nosso site, você concorda com nossa utilização de cookies.