Dara promove programação especial para a Semana do Assistente Social

O assistente social desempenha um papel fundamental na sociedade, buscando promover acesso a direitos e à justiça social. Sua importância reside no fato de que ele atua como um agente de transformação, desempenhando um papel crucial na articulação de redes de apoio e na sensibilização para expressões da questão social, estimulando a participação cidadã e fortalecendo o tecido social.

Pensando nisso, na semana do dia 15 de maio, dia do Assistente Social, o Instituto Dara promoveu três dias de atividades com palestras de convidados para lá de especiais. O evento foi realizado no Espaço do Conhecimento – Sala Dr. Luis Carlos Vieira Teixeira.

No dia 15, segunda-feira, a programação de abertura se iniciou com falas de nossa fundadora e Presidente do Conselho, Vera Cordeiro, e da Líder do Atendimento e assistente social, Cristina Pereira. Em seguida, Priscila Castro (abaixo), assistente social e integrante da área de Expansão do Dara, deu uma aula sobre “A Política Nacional de Assistência Social e os desafios para o trabalho profissional do assistente social no pós-pandemia”, destacando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais após anos de atendimento remoto em virtude da pandemia de Covid-19.

Já na terça-feira, 16 de maio, o dia começou com a palestra Indicadores de Cidadania”, promovida por Rita Brandão, Diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Rita, na foto abaixo, explicou sobre os principais indicadores utilizados nas bases de dados do instituto, além de direitos do cidadão e cidadania ativa.

“Às vezes, as pessoas deixam de reivindicar as coisas porque estão com o olhar focado num só lugar. É preciso se unir à luta e fazer com que os direitos cheguem a todo mundo”, disse a diretora do Ibase.

Em seguida, Charles Toniolo, professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou a palestra “Instrumentalidade e Serviço Social”. O evento buscou definir o trabalho do serviço social em três etapas: conhecimento, instrumentalidade e intervenção. 

“Nós, assistentes sociais, somos historiadores da vida presente. Quando escrevemos, estamos contando como se vive, como é o mundo em 2023. Temos muito a dizer sobre o mundo, sobre as relações das pessoas, e precisamos sistematizar isso para além de uma resposta institucional, mas para estimular o conhecimento”, explicou o professor.

Para encerrar o dia, Tânia Dahmer, assistente social e professora que trabalhou na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), e Tatiana Fonseca, servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveram um painel de experiências sobre O trabalho do assistente social nas políticas públicas”.

Charles Toniolo (acima) é doutor em Serviço Social e professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na foto abaixo, Tânia (à esquerda) e Tatiana (à direita) encerraram a programação do dia 16 com o painel “O trabalho do assistente social nas políticas públicas”.

O papel do serviço social para com a população

Na manhã do dia 19, último dia do evento, o instituto recebeu a visita de Celeste Moreira, assistente social do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Lucimar Correa, da São Martinho, que promoveram, junto à Laura Motta, assistente social do Instituto Dara, o painel O trabalho do assistente social com crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro”.

A conversa procurou debater os aspectos sociais que afetam a vida de crianças e adolescentes brasileiras, especialmente periféricas, como a falta de acesso à saúde e educação, e o papel do assistente social neste cenário. É a partir da oferta de educação e afins que o adolescente consegue identificar e realizar uma lógica de escolha crítica para os caminhos da vida. O nosso trabalho, hoje, é defender o lugar que o adolescente pode ocupar na sociedade, de que direitos pode dispor”, explicou Celeste.

Abaixo, Lucimar Correa (esquerda), Laura Motta (centro) e Celeste Moreira (direita).

No período da tarde, Alan Rondinely, aluno do projeto Conect@dos, fez a apresentação de duas poesias especiais em homenagem aos jovens atendidos diariamente pela equipe de assistentes sociais do Dara. Para complementar, a chef Maristella Sodré promoveu uma oficina de turbantes especial para a equipe e convidados.

Para encerrar a programação, o Instituto Dara recebeu Marcella Gavinho (abaixo), Coordenadora de Projetos Sociais no CIEDS, com a palestra “A importância da Assistência Social nas diferentes etapas do desenvolvimento humano”. A apresentação realizou uma análise da promoção do acesso a direitos e o vínculo entre o serviço social e a população atendida. “Quando a gente promove o acesso ao direito, promovemos a essa família uma ação transformadora para buscar autonomia”, explicou Marcella.

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course