Esse reconhecimento vem com o trabalho desenvolvido e aprimorado nos últimos 30 anos. A cereja do nosso bolo é o Plano de Ação Familiar – PAF – uma tecnologia social inovadora criada por nós e um grupo enorme de parceiros e voluntários.
Quer saber mais?
Ao longo desses mais de trinta anos, o Instituto Dara atendeu mais de 75 mil pessoas, aplicando uma metodologia própria, aperfeiçoada com a contribuição de parceiros e doadores, chamada de Plano de Ação Familiar – PAF. Essa tecnologia social está baseada em cinco áreas: saúde, educação, moradia, renda e cidadania.
A lógica por trás disso está no fato de que uma família em situação de vulnerabilidade só vai alcançar seu autossustento e sua autonomia se: as crianças estiverem na escola; se tiver uma moradia digna; se tiver alguém em casa produzindo renda; se todos estiverem saudáveis – com doenças crônicas controladas; e se compreendem seus direitos e seus deveres.
Uma família acolhida pelo Instituto Dara passa pela avaliação de uma equipe multidisciplinar e na primeira etapa responde a um questionário que será compartilhado e analisado pelos profissionais do Dara. Ela é acompanhada permanentemente durante dois anos e o encerramento de todo esse processo só se dá depois de atendidos os critérios de estabelecidos entre o Dara e a família atendida.
Um estudo independente feito pela Georgetown University avaliou o impacto de longo prazo que a tecnologia social do Instituto Dara causou na vida das famílias atendidas. De três a cinco anos após o encerramento do programa a renda das famílias aumentou 92% e as reinternações hospitalares caíram 86%. Se antes apenas 26% das famílias tinham moradia própria, esse número subiu para 50%. Esse é o DNA de sustentabilidade do Instituto Dara.
Gostou?
Então fale do Dara para os seus amigos!!!