Cerca de 100 pessoas – entre gestantes, puérperas, acompanhantes e equipe do Hospital Maternidade Maria Amélia de Hollanda Albuquerque, no Rio de Janeiro – tiveram um dia de beleza e autocuidado promovido por dezenas de voluntários do Instituto Dara e da Prudential.
Realizada no dia 28 de janeiro, a ação ofereceu às participantes oficinas de massagem, maquiagem, turbantes, manicure, tranças, pintura gestacional e adereços de Carnaval. O principal objetivo foi promover cuidado, afeto e autoestima entre as mulheres, a fim de contribuir para a eliminação do estresse hospitalar e do abandono do tratamento (muitas vezes decorrente desse sentimento).
“Muitas pacientes estão na maternidade há muito tempo, devido a uma gestação de risco ou por estarem acompanhando seus bebês na unidade neonatal. Para elas, receber tanta atenção foi tudo. Na segunda-feira, ao reencontrar com algumas mães, elas ainda estavam com os cabelos trançados e muito satisfeitas por receber tanto carinho em um mesmo dia”, contou Eula Mirtes, assistente social do hospital, referência no atendimento humanizado e com estrutura de 114 leitos adequada para a prática do parto humanizado.
A ação foi realizada no âmbito do Programa International Volunteer Day, da Prudential, existente há 25 anos e pela primeira vez realizada em uma maternidade e em parceria com o Instituto Dara, que compartilhou sua expertise na busca por resultados reais.