fbpx

Instituto Dara promove capacitação sobre Maternidade Atípica

Equilibrar a vida pessoal, profissional e exercer o papel de cuidar de filhos com deficiências ou síndromes raras são desafios que fazem parte da rotina de mães atípicas. Pensando nisso, o Instituto Dara promoveu, no dia 20 de junho, em sua sede, em Botafogo, um bate-papo sobre maternidade atípica.

Idealizado como ação de capacitação para funcionários e voluntários, o encontro foi conduzido pela professora Cibele Henriques, da Faculdade de Serviço Social da UFRJ. A conversa girou em torno das dificuldades dessa situação e trouxe dicas para lidar com as necessidades especiais ou condições médicas dos filhos, além da importância de pensar no cuidado dessa maternidade intensificada. ‘’Reunir essa equipe é muito importante para pensar nesta problemática como uma responsabilidade coletiva e no suporte para as múltiplas deficiências. Agradeço ao Instituto Dara por fornecer essa experiência e uma rede de cuidado e autocuidado’’, comentou a professora.

Isabel Assis, especialista de planejamento e análise da área de Atendimento, falou sobre a importância dessa capacitação para o Dara: ‘’Nossos funcionários e voluntários são peças fundamentais para que mães atípicas tenham, na Instituição, uma escuta ativa e qualificada, possibilitando a transformação da vida das famílias atendidas. Essas capacitações, além de enriquecedoras, permitem que a nossa equipe possa lidar com a realidade dessas mães, que inclui o estresse emocional, compromissos familiares e profissionais.’’

Proporcionar conhecimentos sobre o assunto com profissionais de diferentes áreas de atuação do Dara é um caminho para possibilitar ainda mais bem-estar às famílias atendidas por meio do Plano de Ação Familiar, uma metodologia social e multidisciplinar com metas conjuntas e ações integradas nas áreas de Saúde, Moradia, Geração de Renda, Cidadania e Educação.

Grupo de pessoas reunidas após palestra sobre maternidade atípica