fbpx

Exposição retrata a transformação nas vidas de famílias atendidas pelo Projeto Dara/TJRJ

“Queriam que todos fossem lá em casa para ver a bênção que me deram!” – assim D. Carmerinda expressa sua satisfação por ter participado do Projeto Dara/TJRJ. Além dela, Sr. José e Gleice – também integrantes de famílias atendidas pelo projeto – são os personagens da exposição Olhar para a transformação – Impactos do projeto Dara/TJRJ nas vidas de três famílias, que será inaugurada no dia 7 de outubro, segunda-feira, às 15h, no Museu da Justiça, no Centro do Rio de Janeiro.

A mostra reúne 21 imagens feitas pelo fotógrafo Euri Bezerra, que contam um pouco das histórias dessas três famílias, que tiveram seus lares transformados e suas vidas impactadas pelo projeto realizado pelo Instituto Dara, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Parceria e projeto potentes

Possibilitar que famílias em situação de vulnerabilidade social caminhem rumo a uma transformação que lhes permita ter uma vida mais digna. Esse foi o principal objetivo do Projeto Dara/TJRJ, realizado em 2023/2024. Cerca de 50 famílias em situação de vulnerabilidade social, indicadas pela 1ª e 2ª Varas da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital foram atendidas pelo Instituto Dara, por meio de sua metodologia social própria, o Plano de Ação Familiar (PAF), que prevê ações em cinco áreas – Saúde, Educação, Geração de Renda, Cidadania e Moradia – para uma atuação multissetorial e integrada de combate à pobreza e de promoção da saúde e do desenvolvimento humano.

Em um ano de projeto, foram realizados 2.144 atendimentos. Algumas famílias vivenciaram intervenções em suas casas – como D. Carmerinda, Sr. José e Gleice – no intuito de solucionar questões como acessibilidade e infiltrações. Ao fim do período, mais de 200 pessoas foram impactadas pelo projeto.

O olhar para além das lentes

Euri Bezerra é o fotógrafo responsável por captar “o antes e o depois” das intervenções realizadas nas casas dessas famílias, revelando mudanças profundas em suas condições de vida e bem-estar – e, mais além, em suas realidades. “Escolhemos para esta exposição as fotografias que mais nos tocaram. Fotos com olhares de transformação, esperança e vontade de recomeçar”, comentou o autor.

Há 12 anos atuando na área, ele começou a estudar a fotografia como ferramenta de impacto e transformação social, promovendo o engajamento da sociedade nas mudanças necessárias. Conheça mais sobre o seu trabalho em eurivaldobezerra.com.

SERVIÇO:

Exposição Olhar para a transformação – Impactos do projeto Dara/TJRJ nas vidas de três famílias
Abertura no dia 7 de outubro de 2024, das 15h às 17h
Visitação até 6 de novembro, de 2ª a 6ª, das 11h às 17h

Museu da Justiça | Prédio Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro – Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro

Entrada gratuita