fbpx

HubEP promove evento pela erradicação da pobreza na PUC-Rio

A união da comunidade é fundamental para traçar caminhos rumo a um futuro mais justo e sustentável. Essa ideia resume a premissa do evento Cidadania em Movimento: Um Pacto pela Erradicação da Pobreza promovido pela Associação de Antigos Alunos (AAA) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pelo HubEP – Hub para Erradicação da Pobreza, no dia 16 de outubro, no campus Gávea da universidade.

Representantes de nove instituições que integram o hub e seus convidados – incluindo integrantes de movimentos sociais, governo, academia, empresas e filantropos – se reuniram no Auditório da Pastoral com o intuito de debater o papel das organizações da sociedade civil, do investimento social privado, do governo e da academia na elaboração de uma agenda coletiva para a erradicação da pobreza, além de desdobrar a Teoria da Mudança do HubEP em um plano de ação.

O momento inicial foi marcado pelas boas-vindas de Flávia Peixoto de Azevedo (líder da área de Conhecimento do Instituto Dara) e por uma fala de abertura do Padre Anderson Pedroso (reitor da PUC-Rio), que destacou o papel de cada um na construção de soluções para os desafios enfrentados pela sociedade: ’’A erradicação da pobreza não é apenas um objetivo, mas um esforço coletivo que requer colaboração e entendimento entre diferentes setores da nossa sociedade’’.

A parte da manhã consistiu em breves painéis dos representantes das organizações que integram o HubEP sobre as experiências e iniciativas de cada instituição: Dra. Vera Cordeiro (Instituto Dara), Tomás de Lara (Sistema B), Vandré Brilhante (Cieds), Ruth Espínola Soriano de Mello (PUC-Rio), Alice Freitas (Rede Asta), Cléber Ribeiro (UNIperiferias), Suzana Pádua (Instituto Ipê), David Hertz (Gastromotiva) e Daniel Souza (Ação da Cidadania), que participou por meio de um vídeo gravado.

Dra. Vera enfatizou a importância da união em prol de mudanças significativas no país: ’’Reunir pessoas que doam seu tempo para causas sociais é fundamental para que possamos promover uma inteligência coletiva. Quando a comunidade se une, é possível traçar caminhos para um futuro melhor’’.

Para a professora Ruth, o fato de a PUC-Rio ’’ser a primeira universidade nesta rede de conhecimento confirma que estamos seguindo o caminho certo para o bem-estar da humanidade. Ficamos felizes em participar de algo tão significativo e que está perfeitamente alinhado com nosso ethos comunitário’’.

Polinização cruzada de ideias

Na parte da tarde, uma dinâmica conhecida como World Café, conduzida por Tomás de Lara e Ruth Espínola, deu sequência ao evento com o objetivo de promover o diálogo entre os stakeholders do ecossistema de enfrentamento à pobreza, a partir de suas experiências, para desenvolver um plano de ação. Até oito participantes reuniram-se em mesas para debater e propor soluções sobre assuntos como pessoas em situação de empobrecimento no Brasil; raça, gênero e pobreza; emergência climática e pobreza; colaboração multissetorial no enfrentamento à pobreza; comunicar e mobilizar para transformar; e mobilização e captação de recursos. As ideias foram coletadas e registradas por um guardião, e foram apresentadas para a votação de todos os presentes ao final de quatro rodadas de discussões.

Embora o encontro tenha terminado, os trabalhos não param: com base na escuta da comunidade, as organizações continuarão a desenvolver e aprofundar o plano de ação do HubEP.

Leia também:

PUC-Rio se une ao Hub para Erradicação da Pobreza