fbpx

Dara com força total em projetos incentivados

Arte, cultura, saúde e inclusão social são algumas das áreas contempladas por diversos projetos promovidos pelo Instituto Dara por meio de leis de incentivo fiscal, que permitem a ampliação de alcance e a continuidade das ações da instituição.

São duas as principais ferramentas de financiamento: a Lei Rouanet (Lei federal nº 8.313/1991), um mecanismo que permite que pessoas físicas e jurídicas doem ou patrocinem projetos culturais, reduzindo o valor do Imposto de Renda; e a Lei do ISS, que visa financiar parcial ou totalmente a realização de projetos culturais na cidade do Rio de Janeiro.

Entre os projetos viabilizados com o apoio da Rouanet, destacam-se o projeto Programação Artístico-Familiar, que inclui atividades como o Arteiros, que convida crianças a explorar a arte como ferramenta de aprendizado por meio de brincadeiras criativas, e o Daras, com oficinas de geração de renda realizadas na sede Dara em Vila Geny, no município de Itaguaí.

Outro é o Projeto Conectadas, que oferece oficinas de fotografia voltadas para mulheres, promovendo expressão e empoderamento. Já o Daras Cultura Afro-Brasileira teve início com uma palestra do professor universitário Nielson Bezerra e dará continuidade a ações de valorização da cultura e identidade afro-brasileiras. Ainda em maio, o Projeto Arteiras começará suas ações de arteterapia voltadas à promoção da saúde mental de mulheres.

Pelo mecanismo do ISS, o Projeto Conectados também oferece oficinas de fotografia, com ênfase em inclusão e expressão artística.

Com essas ações, o Instituto Dara reforça seu compromisso com as melhores práticas de captação de recursos e reconhece a importância das leis de incentivo e dos patrocinadores para a ampliação do seu impacto social.

Projetos e patrocinadores

Programação Artístico-Familiar – Ministério da Cultura, Veirano Advogados Associados, Gávea Investimentos Ltda, Raia Drogasil S/A, FMC Technologies do Brasil Ltda, Limppano S.A., Trimak, Karron e Novonordisk.

Conectadas – Ministério da Cultura e Banco BTG Pactual.

Daras Cultura Afro-Brasileira – Ministério da Cultura e TAG.

Arteiras – Ministério da Cultura e Dasa.

Conectados – Prefeitura do RJ e Vinci Partners.