Expansão

Responsável por disseminar e implementar a metodologia social do Instituto Dara – o Plano de Ação Familiar (PAF) – para outras organizações e territórios em âmbitos nacional e internacional, a nossa área de Expansão desenvolve atividades de consultoria e assessoria técnica para o setor público e outras organizações não governamentais (ONGs) com o objetivo de capacitar suas equipes na metodologia para a replicação do conhecimento.

Além disso, são objetivos do Instituto Dara influenciar políticas públicas com base no PAF. Nesse sentido, atua como consultor junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e combate à Fome, auxiliando o aperfeiçoamento da metodologia de Serviço de Proteção e Atendimento Integral da Família (Paif) ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Vale destacar que outros empreendedores sociais aprenderam com a metodologia do Plano de Ação Familiar (PAF) e a implementaram em benefício de centenas de milhares de pessoas em quatro continentes. Veja o depoimento de Laura Bergh, Principal Facilitadora do Greenlight Movement: “A metodologia social do Plano de Ação Familiar, pioneira no mundo no combate à pobreza, foi desenvolvida por Vera Cordeiro, empreendedora social e médica brasileira, juntamente com a equipe do Saúde Criança (hoje Instituto Dara)”.

Conheça, ainda, lugares onde a metodologia do PAF transforma vidas:

Belo Horizonte/MG
O PAF foi adotado no âmbito do Projeto Municipal Família Cidadã – BH Sem Miséria, implantado pela Prefeitura municipal, e a aplicação da metodologia possibilitou desenvolver, de forma concreta, a articulação intersetorial para o atendimento das famílias em vulnerabilidade social residentes nos territórios de atuação do Programa BH Cidadania.

Itu/SP
Elaborado em uma parceria com o Instituto Tecendo Infâncias, o Programa Cuidar Itu é uma iniciativa intersetorial que tem como objetivo acompanhar e apoiar as famílias mais vulneráveis da cidade de Itu/SP, facilitando seu acesso aos serviços públicos e promovendo seu protagonismo, cidadania e inclusão. O programa foi instituído por uma lei municipal e criado com base no PAF. O início das atividades ocorreu em janeiro de 2023. O Dara capacitou os profissionais da Prefeitura Municipal e acompanhou a implementação da metodologia na cidade.

Rio de Janeiro/RJ
A metodologia do PAF está sendo compartilhada também com o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, visando ao atendimento de famílias em vulnerabilidade social envolvidas em processos nas Varas da Infância, da Juventude e do Idoso. O objetivo é oferecer a orientação necessária para que essas famílias possam reestabelecer seus lares de forma saudável, com acesso à segurança alimentar, oportunidades de geração de renda, às informações sobre os seus direitos e a uma perspectiva de futuro com dignidade.

Itaguaí/RJ
Em parceria com a Vale, o Instituto Dara também está realizando um projeto que possibilitará o desenvolvimento humano e a autonomia da população da comunidade da Vila Geny, no município de Itaguaí. O objetivo é combater a pobreza, a partir da experiência do Plano de Ação Familiar, nas áreas de saúde, geração de renda, cidadania, educação e moradia, em parceria com a política pública do município. 

Moçambique
Em Nampula, compartilhamos a metodologia do PAF com a organização Girl Move. As girlmovers são profissionais das áreas de medicina, psicologia, educação, direito, entre outras, que, mediante programas de capacitação, alavancam seu talento para o desenvolvimento mais sustentável de Moçambique. O objetivo da parceria foi o de contribuir com o desafio de testar como a visão holística da saúde pode potencializar o bem-estar e a prosperidade das famílias moçambicanas.

Estados Unidos
Em Baltimore, o Instituto Dara compartilhou o PAF com a Universidade de Maryland. Durante o período de consultoria, aplicamos a metodologia nas comunidades vulneráveis daquela cidade norte-americana e estudamos a sua adaptabilidade em um contexto cultural muito diferente do brasileiro, além de mensurar, nesse ambiente, o impacto do programa no desenvolvimento humano e no combate ao isolamento social.