fbpx

Instituto DARA

Doe

Monitoramento e avaliação

Os resultados de curto prazo do Instituto Dara são monitorados por meio de um robusto sistema de monitoramento e avaliação. Mais de 150 indicadores – quantitativos e qualitativos – são acompanhados nas áreas de atuação do Plano de Ação Familiar: renda, saúde, educação, cidadania e moradia. Esses indicadores foram criados ao longo dos anos no compartilhamento entre a equipe e as famílias.

As informações referentes ao núcleo familiar são inseridas no sistema pela equipe nos atendimentos mensais, nas visitas domiciliares e nos atendimentos remotos. Por meio dessas informações, o sistema é capaz de gerar diversos tipos de relatórios multidisciplinares e permite a integração dos dados entre as áreas.

Com os dados armazenados no sistema de monitoramento, o Instituto consegue comprovar, por exemplo, que de janeiro de 2013 a dezembro de 2019 as famílias que concluíram um programa de dois anos no Dara experimentaram um aumento de 51% na geração de renda, em comparação com quando entraram. No mesmo período, houve uma redução de 56% na incidência de reinternações.

Os indicadores e dados compilados são analisados periodicamente pela equipe para acompanhar a evolução de cada família, as necessidades de intervenção e as ações a serem implementadas de acordo com os desafios de cada uma delas. Os dados também são importantes para o processo de encerramento das famílias, uma vez que todos os setores inserem seus pareceres e apenas com a concordância de todos, os encerramentos são aprovados.

As informações coletadas também são importantes na prestação de contas para parceiros e como produção de conhecimento para pesquisas.

CLIQUE PARA VER OS DADOS DE IMPACTO

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência no nosso site e torná-la ainda melhor. Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais e para gerir suas preferências. Ao utilizar o nosso site, você concorda com nossa utilização de cookies.