fbpx

Instituto DARA

Doe

Ebook

Sobre o PAF

O Plano de Ação Familiar (PAF) é a metodologia social criada pelo Instituto Dara, que consiste no estabelecimento de metas conjuntas e de ações integradas nas áreas de Saúde, de Moradia, de Geração de Renda, de Cidadania e de Educação, visando à autonomia e ao desenvolvimento de famílias em vulnerabilidade social. O PAF é reconhecido, nacional e internacionalmente, pela abordagem inovadora e intersetorial de combate à pobreza. Em 2003, recebeu a certificação de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

Áreas intersetoriais do PAF

Saúde

Busca garantir que cada família consiga entender e navegar no SUS (Sistema Único de Saúde) para ter seu acesso ao direito universal à saúde assegurado. Além disso, a equipe médica orienta e assessora nas providências que certificam que todas as crianças da família atendidas estejam com a vacinação em dia e faz o encaminhamento para tratamentos externos.

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

Cada família participante do PAF no instituto Dara recebe um vale alimentação de R$80 por mês. As compras são orientadas por uma nutricionista, que foca na dieta alimentar ideal para cada membro da família.

DOAÇÃO DE REMÉDIOS

Doação de remédios e equipamentos médicos prescritos pela equipe médica da unidade pública parceira e que não são disponibilizados pelo SUS ou que estão em falta, além de leites especiais e equipamentos médicos quando não disponíveis por meio da rede pública de saúde.

ACONCHEGO FAMÍLIA

Promove o encontro e o diálogo entre as pessoas responsáveis pelas famílias atendidas. É composto por terapia comunitária, que visa o fortalecimento emocional e da autoestima. Há uma programação de palestras sobre alimentação, aleitamento, DSTs, entre outros temas.

MÃES E PRIMEIRA INFÂNCIA

Projeto complementar que tem o objetivo de fortalecer o vínculo fundamental para o desenvolvimento e a formação saudável das crianças. Contempla também os pais ou outros parentes responsáveis.

Geração de Renda e Empreendedorismo

Propõe desenvolver habilidades e competências nas pessoas responsáveis da família para a geração de renda, novas oportunidades de trabalho e o empreendedorismo.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Na sede do Instituto Dara são oferecidos cursos de empreendedorismo relacionados à economia criativa, focados nas áreas de culinária, beleza, corte e costura e artesanato.

FLEXIBILIDADE E VOCAÇÃO

Os cursos são estruturados em módulos de forma a permitir que as alunas e os alunos desenvolvam suas habilidades de acordo com seu tempo e capacidade. Podem, ainda, se aprofundar em áreas correlatas quando descobrem interesse ou vocação em um dos módulos.

ENCAMINHAMENTO PARA TREINAMENTO

A área também é responsável por realizar encaminhamentos para treinamentos profissionais em outras instituições parceiras, em busca de ampliar as oportunidades e chances das pessoas atendidas.

Moradia

Busca assegurar a salubridade mínima das casas das famílias, de forma a criar um ambiente saudável e seguro, além de fazer adaptações para crianças com deficiência.

REFORMAS

O programa visa reformar casas de famílias, de acordo com critérios preestabelecidos, sempre relacionados às instalações sanitária, à hidráulica ou à elétrica. Da mesma forma, incentiva e orienta os membros da família a participarem nos processos de reforma.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Além de reformas relacionadas às instalações sanitária, à hidráulica ou à elétrica, a equipe orienta as famílias sobre hábitos saudáveis, de limpeza e manutenção, para a garantia de um ambiente salubre da residência.

Educação

Visa garantir a assiduidade e o bom aproveitamento das crianças na escola, assim como estimular a participação direta das cuidadoras e dos cuidadores na educação das filhas e dos filhos.

REFORÇO ESCOLAR

Há também atividades de reforço escolar e encaminhamento para atendimentos específicos (oftalmológico, pedagógico, fonoaudiólogo e psicológico). A conscientização das cuidadoras e dos cuidadores sobre a importância da educação é a base dessa área.

ATIVIDADES PARA A FAMÍLIA

Durante o atendimento da pessoa responsável pela família, crianças e adolescentes participam de atividades psicopedagógicas coordenadas pela área. As atividades são previamente programadas e abrangem temas lúdicos e educativos.

PROJETO ACONCHEGO ADOLESCENTE

Focado no público entre 12 a 17 anos, oferece um espaço de escuta ativa e empática, de diálogo e de apoio ao desenvolvimento pessoal. Consiste em encontros para debater sexualidade, saúde, higiene pessoal, tecnologia, trabalho, entre outros, além de passeios culturais. O objetivo é
contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e da participação cidadã.

Cidadania

Tem como objetivo promover o acesso à justiça e orientar a família sobre os seus direitos e seus deveres.

BENEFICIOS GOVERNAMENTAIS

A área conta com o apoio de assistentes sociais e advogadas, que orientam as famílias sobre benefícios governamentais específicos que cada uma pode buscar no âmbito de seus direitos. Esclarece, orienta e contribui para a participação cidadã do responsável e de outros membros da família.

DOCUMENTAÇÃO CIDADÃ

A equipe orienta a famílias para a obtenção de toda a documentação cidadã, como certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, histórico escolar, entre outras.

OUTRAS AÇÕES

Os profissionais da área também auxiliam as famílias em questões relacionadas ao reconhecimento de paternidade, à pensão alimentícia e regularização de propriedade, entre outras.

Como funciona

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Georgetown, de três a cinco anos após concluir o programa, a renda familiar praticamente dobra e, no mesmo período, as readmissões hospitalares caem 86%. Dessas famílias, 28% tinham casa própria no início do programa. Três a cinco anos após a alta, esse número subiu para 50%.

CONHEÇA O IMPACTO DO INSTITUTO DARA

O passo a passo do PAF

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência no nosso site e torná-la ainda melhor. Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais e para gerir suas preferências. Ao utilizar o nosso site, você concorda com nossa utilização de cookies.