Instituto DARA

Doe

Nosso trabalho

O objetivo do Instituto Dara (antigo Saúde Criança Renascer) é contribuir para a mudança do paradigma da saúde e do desenvolvimento humano na sociedade, incorporando uma abordagem multisetorial integrada de combate à pobreza.

A atuação do instituto é pautada na teoria da mudança que consiste em:

Atendimento direto

Realizado por meio do Plano de Ação Familiar (PAF), tecnologia social do próprio instituto que foi cocriada em parceria com as famílias atendidas. Trabalha em busca de empoderar as famílias atendidas para que elas se tornem protagonistas de seu próprio desenvolvimento, fornecendo-lhes um conjunto de conhecimentos, de ferramentas e de oportunidades para desenvolver suas habilidades nas áreas de saúde, de educação, de moradia, de cidadania e de renda.

Influência em políticas públicas

Com o objetivo de influenciar a criação de políticas públicas integradas de combate à pobreza e desenvolvimento humano. A política pública “Família Cidadã”, criada em Belo Horizonte, em 2009, é um dos exemplos dessa atuação. Desde 2018, o instituto mantém uma representação em Brasília, que trabalha com a Frente Parlamentar da Primeira Infância.

Produção e disseminação de conhecimento

Sobre uma abordagem multidimensional integrada de saúde e desenvolvimento humano para o combate à pobreza para redes, academia, governos, mídia, sociedade civil, empresas e empreendedores/as sociais. O trabalho do Instituto Dara foi apresentado em mais de dez livros e em vários artigos de notícias, incluindo o The New York Times e o Globo. Em 2019, a Harvard Business School produziu um estudo de caso sobre o impacto e a escalabilidade do instituto.

Mobilização social

O instituto trabalha em rede com parcerias nacionais e internacionais e fomenta o voluntariado como uma maneira de envolver a sociedade civil nos desafios e nas soluções para o combate à pobreza. Mais de 1.600 voluntárias e voluntários viabilizaram e também foram impactadas pelo trabalho ao longo de quase três décadas. Além disso, por meio de canais próprios de comunicação, o instituto busca mobilizar a sociedade em geral para a causa de combate à pobreza.

Em 2018, o instituto recebeu menção honrosa no Prêmio ODS Brasil, realizado pelas Nações Unidas.

O trabalho do instituto contribui para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência no nosso site e torná-la ainda melhor. Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais e para gerir suas preferências. Ao utilizar o nosso site, você concorda com nossa utilização de cookies.